terça-feira, 22 de março de 2011

Líbia

                              Opositores a ditadura de Kadafi, observam bombardeiro da tropa do Ditador
                                              Fonte: Terra      Foto: AP


Forças leais ao líder líbio Muammar Kadafi bombardearam a cidade de Misrata, no oeste do país e controlada por rebeldes. Entre as vítimas estão quatro crianças, mortas quando o carro em que estavam foi atingido, disse um morador à Reuters nesta terça-feira.
"A situação aqui é muito ruim. Tanques começaram a bombardear a cidade nesta manhã", disse o morador, chamado Mohammed, por telefone. Ele estava do lado de fora do hospital da cidade. "Atiradores de elite estão participando das operações também. Um carro civil foi destruído, matando quatro crianças que estavam nele, a mais velha tinha 13 anos", acrescentou.
Cindida entre rebeldes e forças de Kadafi, Líbia mergulha em guerra civil
Motivados pela onda de protestos que levaram à queda os longevos presidentes da Tunísia e do Egito, os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em meados de fevereiro para contestar o líder Muammar Kadafi, no comando do país desde a revolução de 1969. Entretanto, enquanto os casos tunisiano e egípcio evoluíram e se resolveram principalmente por meio protestos pacíficos, a situação da Líbia tomou contornos bem distintos, beirando uma guerra civil.
Após semanas de violentos confrontos diários em nome do controle de cidades estratégicas, a Líbia se encontrava atualmente dividida entre áreas dominadas pelas forças de Kadafi e redutos da resistência rebeldes. Mais recentemente, no entanto, os revolucionários viram seus grandes avanços a locais como Sirte e o porto petrolífero de Ras Lanuf serem minados no contra-ataque de Kadafi, que retomou áreas no centro da Líbia e se aproxima das portas de Benghazi, a capital da resistência rebelde, no leste líbio.

Fonte: site Terra

O engraçado é que a guerra civil, tomou rumos diferentes após a ONU decretar a exclusão no espaço aéreo na Líbia, a mesma justifica que esta medida inibiria a guerra civil e protegeria a população. Até poderia dar certo, pois logo Kadafi anunciou que pararia os ataques aos opositores e tentaria negociar. Antes disso, EUA e França iniciaram os ataques, o que complicou ainda mais a situação, e os ataques de Kadafi só aumentaram. Será que é possível acabar com uma guerra, começando a atacar ? Também há um detalhe a Líbia possui uma zona petrolífera, será que alguém tem interrese nessa história ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário